Xantelasma

O Que é Xantelasma?

Os xantelasmas são pequenos depósitos de material gorduroso, concentrados na região das pálpebras. Não se trata de uma doença, mas da manifestação aparente de algum distúrbio no metabolismo de lipídios, em especial o colesterol. O xantelasma, por sua vez, pode ocorrer sem que existam anormalidades no metabolismo lipídico do sangue.

O xantelasma não é propriamente uma doença em si, mas em cerca de 1/3 dos casos, relacionam-se com alguma elevação da gordura no sangue. Ele é, por exemplo, um indicador importante de insuficiência hepática, por desregulação do metabolismo lipídico.

Os principais sinais e sintomas do xantelasma são lesões planas ou ligeiramente salientes, amareladas, de até 7,5 cm de diâmetro, de consistência mais firme que a pele normal. São caracteristicamente macias à palpação e possuem coloração amarela ou castanha e bordas bem definidas. Essas lesões não geram sintomas, causando um incômodo apenas estético ou em decorrência de sua localização como, por exemplo, atrapalhando a visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + três =