Rosácea

O que é rosácea?

É uma doença vascular inflamatória crônica da pele, é muito frequente e tem como principal manisfestação a vermelhidão da face. Ela acomete homens e mulheres, porém é mais frequente em mulheres acima de 30 anos, de pele clara. Além da pele, a rosácea também acomete os olhos.

Quais as causas da rosácea?

Sua causa é desconhecida, mas alguns fatores podem desencadear a doença como predisposição genética, a exposição ao sol, bebidas alcoólicas, alimentos quentes e condimentados, estresse emocional e extremos de temperatura, frio e calor em excesso também pioram o quadro da rosácea.

Quais os sintomas?

A rosácea afeta principalmente a região centrofacial, onde a pele é mais sensível e geralmente mais seca. O sintoma mais comum é a vermelhidão, que aos poucos vai se tornando frequente e até permanente. As lesões são mais evidentes na região nasal e das bochechas, mas podem se expandir para a testa e queixo.

Qual o tratamento?

A rosácea não tem cura, mas os agravantes ou desencadeantes da doença devem ser evitados ou controlados. É indicado o uso de sabonetes específicos, protetor solar, medicações e alguns tratamentos estéticos como laser e luz pulsada. Porém, deve avaliar o grau de evolução para um tratamento adequado.

Prevenção da rosácea

A avaliação do paciente é o principal passo para a prevenção, pois assim ele coseguirá identificar quando e como iniciou o problema e a partir disso, poderá manter o controle e o monitoramento eficaz sobre a rosácea. Seguindo também com o tratamento correto.

Recomendação

O uso do filtro solar, diariamente, no rosto, é importante para o controle da doença e manutenção dos resultados, já que o maior fator desencadeante e agravante é a radiação ultravioleta. Portanto, consulte o dermatologista para que ele possa indicar os melhores tratamentos e acompanhar a evolução do seu caso.

 

Para mais informações ou agendar a sua consulta acesse o site: www.alessandratoledo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =