Queimaduras e Queimaduras Solares

O Que são Queimaduras e Queimaduras Solares?

As queimaduras são das piores lesões que a pele pode sofrer. Geralmente são causadas por calor intenso – fogo, líquidos ferventes, sol -, mas o frio e alguns produtos químicos (soda cáustica), radiações e eletricidade, e até mesmo fricções violentas provocam queimaduras. Na medicina, elas são classificadas pelo tipo e pelo prejuízo que causam à pele. Assim temos:

• Queimaduras de 1º grau: apenas a camada superficial da pele (epiderme) é atingida. A lesão é dolorosa, vermelha e quente. A exposição prolongada e sem proteção ao sol comumente provoca este tipo de queimadura.

• Queimaduras de 2º grau: ainda consideradas superficiais (atingem epiderme e derme), porém, mais profundas que as de 1º grau – formam bolhas ou feridas, e a dor é intensa. A cicatrização e recuperação total da pele é mais lenta, mas pode ser totalmente resolvida. Geralmente, ocorre uma hiper ou hipocromia no local da lesão ou cicatrizes inestéticas.

• Queimadura de 3º grau: atinge todas as camadas da pele, às vezes até os ossos são afetados, e geralmente causa deformidades bastante graves. No geral formam cicatrizes inestéticas e, dependendo da extensão da queimadura, pode haver limitação dos movimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − cinco =