Milium

O milium é um cisto epidérmico pequeno que é localizado na região superficial da pele.

Sua manifestação é através de lesões pequenas que podem ser amareladas ou esbranquiçadas e apesar de aparecerem em qualquer lugar, são encontradas frequentemente no rosto, principalmente ao redor dos olhos.

Pode surgir em qualquer pessoa, principalmente quando a pele está em processo de cicatrização, porém é muito comum em recém-nascidos.

O milium pode ser causado por uma tendência genética ou através de um processo de cicatrização local. Eles podem ser únicos ou múltiplos, aparecendo em diversas regiões da pele. Algumas lesões podem crescer bastante, porém são lesões totalmente benignas.

Esses cistos causam certo desconforto estético aos pacientes, porque mesmo sendo benignos, são visíveis na pele. Seu diagnóstico não necessita de exames, é meramente clínico, através da análise do dermatologista.

O tratamento é opcional, puramente por questões estéticas, pois se trata de uma lesão benigna, mesmo que possa crescer um pouco com o tempo, mas não costuma ultrapassar poucos milímetros de diâmetro.

Alguns tratamentos podem ser realizados com creme esfoliantes, limpeza de pele, procedimentos estéticos como peelings, é até uma cirurgia simples e rápida para a retirada.

No entanto, é muito importante, consultar o dermatologista, para que ele possa avaliar o seu caso, acompanhar e indicar o melhor tratamento de acordo com a sua pele.

Venha conhecer a Clínica Alessandra Toledo, tire suas dúvidas e agende uma consulta. Teremos prazer em recebê-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 15 =