Dermatite de contato

A dermatite de contato, ou eczema, é um tipo de reação na pele que ocorre devido ao contato de alguma substância ou objeto irritante, que causa alergia ou inflamação na pele, gerando sintomas como coceira, vermelhidão intensa e inchaço.

Existem 2 tipos principais de dermatite de contato:

  • Dermatite alérgica: geralmente é descoberta ainda na infância e em pessoas que têm algum outro tipo de alergia, como rinite, por exemplo;
  • Dermatite irritativa: pode surgir em qualquer pessoa quando se entra em contato com alguma substância que prejudica a integridade da pele.

No caso de adultos, o mais comum é uma irritação causada por um determinado elemento, como bijuterias, plantas, roupas, cosméticos ou produtos de limpeza, por exemplo. Como saber se é dermatite de contato? No caso da dermatite de contato alérgica os sintomas podem surgir imediatamente ou até 6 dias depois do contato com o agente irritante.

Mas no caso da dermatite de contato irritativa, que é o tipo mais comum, os sintomas podem surgir logo após o contato ou até 48 horas depois, incluindo:

– Vermelhidão e coceira no local;

– Descamação e pequenas bolinhas com ou sem líquido, na região afetada;

– Inchaço da região afetada;

– Presença de pequenas feridas na pele;

– Pele extremamente seca.

Quando a dermatite é causada não por uma alergia, mas por uma irritação na pele, a região afetada pode ficar com aparência semelhante a uma queimadura. Principalmente quando houve contato com alguma substância ácida ou corrosiva. Nos casos de alergia, o médico pode fazer um teste de alergia para tentar identificar a substância que pode estar causando essa irritação da pele. A causa da dermatite de contato é uma reação do corpo à substância que causa alergia.