Dermatite Seborreica

O que é dermatite seborreica?
É uma alteração inflamatória da pele e do couro cabeludo, crônica, apresentando períodos de melhora e piora. Afeta entre 60% e 90% da população, entre elas: adultos, adolescentes e até bebês. Portanto, é uma condição temporária.

Qual a causa da dermatite seborreica?
A dermatite seborreica não tem uma causa conhecida, mas por ser uma doença crônica, se manifesta onde a pele é mais oleosa. Alguns fatores podem piorar esse quadro como estresse, fadiga, má alimentação, uso de alguns medicamentos, e em temperaturas mais frias também podem acontecer essa piora.

Quais áreas são afetadas?
É uma doença que acomete algumas áreas especificas:
– região das sobrancelhas
– cantos do nariz
– na região do bigode chinês
– atrás da orelha e em algumas vezes também dentro da orelha
– região do tórax
– couro cabeludo.

Quais os sintomas?
Os sintomas da dermatite seborreica são:
– coceira;
– vermelhidão;
– descamação do couro cabeludo;
– dor no couro cabeludo em alguns casos.

Qual o tratamento?
Lavar os cabelos e evitar o uso de bonés, roupas que abafam, assim permitimos que a pele e o couro cabeludo respire, tendo o controle da oleosidade. Já para casos mais intensos, é indicado alguns shampoos específicos, pomadas, cremes, sprays e alguns procedimentos estéticos para um resultado mais rápido.

A dermatite seborreica é contagiosa?
Não. A dermatite seborreica não é uma doença contagiosa, ela é causada por um fungo que se alimenta da oleosidade natural da região, levando à inflamação. Só que ela é tão frequente em nossa população, que as vezes membros da mesma família por exemplo, possuem a doença.

Prevenção e cuidados:
O uso de shampoos seborreicos, algumas mudanças de hábitos, o uso de alguns medicamentos, entre outras opções, ajudam a prevenir e se livrar da doença ao longo prazo. Porém, é necessário consultar o dermatologista, para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

 

Para mais informações ou agendar a sua consulta acesse o site: www.alessandratoledo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 5 =