Cuidados para preservar o efeito do botox na pele

Cuidados para preservar o efeito do botox na pele

Preservar o efeito do Botox está entre os desejos das pessoas que usam esse procedimento para dar fim às linhas de expressão. Como ele tem uma duração determinada, usar alguns cuidados extras podem garantir que a aplicação tenha maior  vida útil.

Produtos injetáveis ​​como Botox e preenchimentos dérmicos são uma ótima maneira de reverter os sinais comuns de envelhecimento. No entanto, os efeitos dos preenchedores e das neurotoxinas acabam por desaparecer, pois são degradados naturalmente pelo corpo.

Em média, o Botox dura de quatro a seis meses nas mulheres, e até quatro meses nos homens — a duração menor está diretamente ligada à força dos músculos.

Mas, com alguns cuidados, é possível preserva o efeito do Botox da pele por mais tempo. Quer saber como? Confira o artigo abaixo!

O que é o botox?

O Botox é o nome popular da toxina botulínica. Ele é uma neurotoxina suavizadora da pele que, quando injetada, elimina as linhas de expressão por três a seis meses. 

O Botox é uma proteína que se liga aos receptores nas células musculares e evita que o sinal do seu nervo se contraia. Isso permite que a pele na superfície se alise. 

E, assim como qualquer outra proteína, seu corpo tem a capacidade de decompô-la. Na verdade, nosso corpo decompõe nossas próprias proteínas naturais, como o colágeno, e é por isso que parecemos mais velhos com a idade. E isso também elimina o Botox.

A rapidez com que seu corpo quebra as proteínas depende de uma série de fatores internos e externos, incluindo onde o Botox foi injetado, a dosagem e os próprios processos individuais do seu corpo.

As áreas do rosto que são mais finas ou áreas onde você utiliza os músculos com mais frequência se desgastam mais rapidamente, como as linhas ao redor dos olhos e lábios, como exemplos.

Leia também::: Alimentação para a pele: quais as melhores opções?

Como prolongar os efeitos do Botox?

Coisas fora do seu controle, como agressores ambientais, como radiação UV e poluição, podem acelerar a rapidez com que você processa o Botox. 

Por causa disso, tudo o que você fizer para manter sua pele saudável e minimizar o envelhecimento da pele ajudará a prolongar os efeitos.

Entre o que você pode fazer está:

Proteja sua pele do sol

Os raios UVA e UVB do sol são provavelmente o poluente ambiental mais prejudicial com o qual entramos em contato. Então, assim como você protege sua pele regularmente, você deve fazer o mesmo quando deseja preservar seu Botox. 

Além disso, a exposição à luz ultravioleta causa inflamação no nível celular, o que danifica a pele e não fará nada para ajudar a estender a vida útil de sua neurotoxina. 

Ou seja, os radicais livres são como bombas que explodem na pele, prejudicando o colágeno, a elastina e as próprias células da pele.

Faça exercícios com moderação

Embora nenhum estudo tenha sido feito especificamente sobre os efeitos do exercício na degradação do Botox, acredita-se que exercícios físicos intensos fazem seus praticantes metabolizarem a neurotoxina mais rapidamente. 

Nesse sentido, qualquer coisa que realmente acelere a taxa metabólica em seu corpo pode quebrar o Botox mais rapidamente.

Embora o exercício seja uma coisa boa, aumentar o seu metabolismo também pode levar à quebra precoce da toxina botulínica.

Estimule o colágeno

As rugas na pele se desenvolvem devido à contração e ao dobramento dos músculos. Quanto mais forte a pele, menor a probabilidade de “dobrar”. 

Mas para ajudar a fortalecer a pele, incorpore ingredientes que aumentam o colágeno em seu regime de cuidados com a pele, como retinol ou peptídeos. 

O retinol se liga aos receptores celulares que aceleram a produção de colágeno, e os peptídeos estimuladores do colágeno agem como sinais de luz verde para que suas células funcionem de maneira ideal.

Invista na hidratação

A hidratação é sempre importante, mas também é essencial durante a manutenção da injeção de Botox. Para isso, use umectantes e emolientes para hidratar a pele para mantê-la com excelente aspecto. 

O ácido hialurônico, especificamente, pode reduzir a inflamação da pele. Portanto, reduzir a inflamação da pele diminui a velocidade com que seu corpo quebra as proteínas e permite que o Botox dure mais tempo.

Mantenha seus níveis de estresse baixos

O estresse pode causar danos à pele e erupções cutâneas, e também pode fazer o Botox sumir mais rapidamente. É por isso que é recomendada a meditação como uma ferramenta que prolonga a vida das suas injeções. 

Por exemplo, o estresse pode se manifestar diretamente em seu rosto, levando a formação de linhas de expressão. Isso pressiona os músculos que você está tentando relaxar com as injeções e pode encurtar sua duração. 

Por isso, seja meditação ou ioga, faça o que for preciso para evitar pensamentos negativos.

Leia também::: Exercício físico e saúde da pele: qual a relação?

Escolha um bom profissional

Outro ponto importante ligado diretamente para quem deseja preservar o efeito do Botox está na escolha do profissional, e nos produtos que usa. Por isso, quando decidir pelo procedimento, procure um profissional qualificado e com boas referências.

Portanto, é importante também que a toxina botulínica utilizada seja da melhor qualidade, garantindo efeitos mais duradouros na pele. Além disso, é recomendado também a reaplicação de tempos em tempos, para garantir que as rugas de antes não voltem a surgir no seu rosto.

Espero que o artigo sobre cuidados para preservar o efeito do Botox na pele tenha sido útil. E caso queira saber mais sobre o Botox, e qual a idade ideal para sua aplicação de forma preventiva, confira o vídeo que publiquei no meu canal. É só dar o play abaixo!