Alopecia androgênica masculina

O que é alopecia androgênica?
Alopecia androgênica ou calvície, é uma forma de queda de cabelos determinada geneticamente. É uma doença que se desenvolve ainda na adolescência, devido à presença da testosterona (hormônios sexuais masculinos).

Causas da alopecia:
As causas da queda dos fios permanente são devido à hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva. O excesso de oleosidade, o uso exagerado de produtos químicos, má alimentação, estresse, entre outros, também contribuem para a queda de cabelos.

Sintomas da alopecia:
Geralmente podem aparecer entre 17 e 23 anos. Os fios aparecem mais finos, os cabelos ficam mais ralos e o couro cabeludo mais aberto. Nos homens, as áres mais abertas são a coroa e a região frontal (entradas).

Prevenção da alopecia:
Por ser uma doeça genética, alguns fatores podem piorar o problema. Para identificar os pacientes com maior risco de desenvolver a doença, é preciso de alguns exames genéticos. Entretanto, não há como evitar totalmente seu desenvolvimento sem o tratamento adequado.

Tratamento para alopecia:
São recomendados estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e bloqueadores hormonais via oral, com o objetivo de estacionar o processo de calvície e recuperar parte da queda.

Outra opções:
O uso de medicamentos tópicos ou algumas novas técnicas como a Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP), também são opções que melhoram a vascularização do couro cabeludo, atuando mais próximo do local afetado. Em casos mais extensos, é possível fazer um transplante capilar para melhorar o aspecto estético.

Recomendações:
Para evitar seu desenvolvimento é importante um tratamento adequado. Lembrando que a indicação do tratamento mais apropriado varia de caso para caso e depende da avaliação médica. Somente um médico especializado pode dar o diagnóstico e sugerir a melhor forma para tratar. Não acredite em fórmulas milagrosas divulgadas por aí.

 

Para mais informações ou agendar a sua consulta acesse o site: www.alessandratoledo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 7 =